Maxtroc

Alinhamento e balanceamento

É muito comum fazer os procedimentos de alinhamento e balanceamento quando levamos o carro para a revisão. Porém,  nem todo mundo sabe o que são, quais as diferenças, para que servem e como são realizados os procedimentos, não é mesmo? Vamos a eles!

 O que é alinhamento e balanceamento ?

Alinhamento e balanceamento são dois serviços super importantes. É comum que muita gente os confunda, mas saiba que são procedimentos completamente diferentes. O alinhamento ajusta os ângulos das rodas, sendo necessário para dar estabilidade ao veículo. Por sua vez, o balanceamento previne o seu desconforto, já que uma roda mal balanceada provoca vibrações, seja no volante, piso do carro ou nos assentos, sendo essencial para garantir o conforto na condução, bem como o bom desempenho das rodas.

Se o carro está puxando para um lado, quando o volante está reto, é porque está desalinhado, sendo necessário fazer o alinhamento para reajustar os ângulos das rodas, fazendo com que todas fiquem paralelas entre si e no mesmo ângulo que o volante.

Já o balanceamento é feito para corrigir o equilíbrio entre as rodas e os pneus, permitindo que os mesmos girem sem causar vibrações. O desbalanceamento é quando uma roda está carregando mais peso do que o lado oposto.

Em ambos os casos, o pneu se desgaste mais rapidamente. Uma roda desalinhada vai fazer com que as bordas dos pneus se desgastem mais. No caso de uma roda desbalanceada, ela irá trepidar e, pelo peso, o atrito será maior pelo esforço feito para conseguir girar. Além disso, podem surgir alterações na forma de dirigir, o que pode levar a acidentes.

Quando fazer alinhamento e balanceamento?

O ideal é fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados. Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é importante balancear as quatro rodas. Quedas em buracos também podem acarretar deformações e variações na borracha. Também, é importante observar a necessidade dessas manutenções quando for pegar uma estrada, fazendo uma viagem ou depois de ter enfrentado um caminho muito esburacado. Tais  situações podem modificar a alteração na regulagem da geometria da suspensão.

Se seu carro não está com a manutenção em dia  ou com a suspensão e os amortecedores em ruim estado , será necessário fazer o alinhamento e balanceamento. Caso a roda tenha sofrido um impacto forte, pode ser necessário fazer a cambagem, ou seja, arrumar a inclinação da roda, mas esse já é um outro assunto.

 Venha conhecer a MaxTroc! Você terá a garantia da qualidade de nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *