Checklist de revisão do carro para viajar no Natal e Ano Novo!

Com o final do ano chegando, muitas pessoas aproveitam os feriados de Natal e Ano Novo para fugir um pouco da rotina. Para aqueles que optam por botar o pé na estrada dirigindo, é importante tomar alguns cuidados, como fazer uma revisão do carro para viajar.

Mesmo com o veículo aparentando perfeitas condições, percorrer distâncias mais longas exigem muito mais do automóvel. Para não correr o risco de ficar parado na beira da estrada, fizemos um checklist dos principais itens para serem observados antes de viajar, confira!

Checklist de revisão para viajar

Alguns itens não podem ficar de fora da revisão de viagem, são eles:

Óleo e filtros

O óleo do motor é essencial para o funcionamento do veículo, sendo responsável por lubrificar partes do motor, diminuindo o atrito e o desgaste excessivo dos componentes deste. Além disso, mantém o motor limpo e na temperatura ideal.

É importante também estar atento ao filtro de ar condicionado do veículo. Responsável por limpar e tirar as impurezas que entram pelo aparelho para dentro do carro, quando não são revisados e limpos podem trazer riscos à saúde do motorista e passageiros.

Balanceamento e pneus

Fazer o balanceamento dos pneus é outro fator muito importante para revisão antes de pegar a estrada. Este é responsável por equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo, evitando o desgaste prematuro destes, dos componentes da suspensão e da direção.

A calibração e revisão de qualidade e eficiência dos pneus também é importantíssima, pois garantem maior controle do veículo, influenciando até no gasto de gasolina.

Injeção eletrônica

Sistema responsável pela alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico do motor, atuando diretamente para o bom desempenho do veículo. A falta de revisão neste caso pode ocasionar falha do motor, oscilação no giro do motor, motor sem potência e aumento no consumo de combustível.

Os problemas ocasionados por mau funcionamento do sistema de injeção eletrônica é facilmente identificado através da luz voltada para ela no painel do veículo. Está só acende em dois momentos: quando ligamos o carro, apagando logo em seguida, e quando o sistema está comprometido.

Arrefecimento

Responsável por controlar a temperatura do motor do veículo, esse sistema precisa estar em perfeito funcionamento para que você pegue a estrada sem preocupações.

Embreagem

A embreagem é um conjunto de peças localizado entre o motor e o câmbio, responsável por levar a força produzida dentro do motor para a caixa de câmbio e, de lá, para as rodas. Quando esta apresenta problemas, podemos notar que o pedal fica mais alto e há dificuldade na arrancada do veículo e de subir o giro do motor na troca de marcha.

Freios e suspensão

Independentemente do sistema de freios utilizado no veículo, a revisão deste deve estar sempre em dia, principalmente na hora de viajar, garantindo sua eficiência na hora de parar ou diminuir a velocidade do carro.

A suspensão também não pode ser esquecida. Esta é responsável pela estabilidade do veículo, absorvendo todas irregularidades do solo, permitindo, assim, maior controle do automóvel pelo motorista.

Faça uma viagem segura e sem imprevistos!

Fazer a revisão do carro para viajar garante maior segurança durante todo o trajeto, evitando imprevistos e possibilitando que você aproveite melhor esse momento.

Fonte: drscar.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *