Maxtroc

Confira 5 dicas para o reparo de motor elétrico de carro

O desenvolvimento da tecnologia e a busca por alternativas que degradem menos o meio ambiente leva engenheiros e projetistas da área automobilística a criarem novidades para veículos. Nesse ponto, vem tomando muita força o motor elétrico de carro.

Esse componente pode substituir o chamado motor a combustão, aquele que estamos adaptados a ver e que funciona com a gasolina. Entretanto, é possível que ambos atuem em conjunto, o que acontece nos chamados carros híbridos.

Apesar de todos os aspectos positivos envolvendo o motor elétrico, esse item também está sujeito a problemas, e os principais estão na bateria que alimenta a peça, falta de lubrificação ou desgaste em algum de seus componentes.

Ficou interessado em entender melhor sobre o reparo de um motor elétrico de carro? Então, que tal continuar a leitura e se atentar às cinco dicas que vamos apresentar? Confira!

1. Entenda as particularidades do motor elétrico

Os motores elétricos de carro, apesar de guardarem alguma semelhança com os tradicionais a combustão, são dotados de características próprias, que exigem um cuidado maior por parte de quem precisa realizar algum conserto nessa peça.

Primeiramente, é a bateria interligada a este componente que transmitirá a energia necessária para o seu funcionamento e fará com que o motor elétrico de carro funcione e dê força para as rodas e os outros elementos veiculares. Deve haver uma atenção especial a esse ponto, pois, se a bateria não estiver em perfeito funcionamento, com manutenção e repasse de carga, o motor não terá a força necessária para funcionar.

Além disso, há outros itens que podem ser verificados em um motor elétrico de carro que se assemelham aos motores de combustão. São eles: correias, fluidos lubrificantes, entre outros. O mecânico que for realizar o ajuste ou reparo deve analisar também esses pontos para que o trabalho do motor esteja sempre com a lubrificação necessária e as peças que o compõem esteja em perfeito estado.

2. Saiba como fazer o conserto

Para realizar o conserto de um motor elétrico de carro é fundamental conhecer todo o procedimento de funcionamento desse equipamento. É importante saber também o modo de utilização do motorista e buscar informações com ele quanto ao tempo de carga, frequência dessa ação, se ele percebeu algum barulho diferente enquanto dirigia o veículo etc.

Outro ponto-chave para o conserto de um motor elétrico de carro é desmontar toda a peça para ver se não há nenhum tipo de problema interno atrapalhando que ela realize suas funções de forma correta. O mau uso pode ter ocasionado algum tipo de desgaste interno e evoluído para um defeito mais grave.

Por isso, no reparo de um motor elétrico, fique atento a todos os itens que compõem esse equipamento. Desde a bateria até peças internas devem ser retiradas e observadas de modo cuidadoso. Além, é claro, de conhecer os hábitos do motorista em relação ao seu carro elétrico, pois eles ajudam a identificar o problema com mais facilidade e a atuar de modo direcionado no conserto.

3. Descubra se a carga da bateria está adequada

Como dissemos, a bateria de um veículo elétrico é um ponto-chave para o seu funcionamento de forma correta. Sem ela, o automóvel não consegue funcionar, pois o motor não será nem sequer acionado. E se a bateria não está transmitindo a carga corretamente, não há alternativa que faça o carro andar.

Por isso, o mecânico de um motor elétrico de carro precisa contar com ferramentas fundamentais para medir a capacidade e verificar falhas na bateria do veículo elétrico.

Entre esses instrumentos, podemos citar o multímetro. Essa ferramenta deve ser presença certa em uma oficina mecânica. Ela tem a capacidade de medir as grandezas referentes a uma corrente elétrica, como a resistência, voltagem e intensidade.

Com o multímetro o profissional da oficina mecânica consegue verificar se a bateria está transmitindo a carga necessária para que o motor elétrico atue ou se a carga é insuficiente. Investir em equipamentos de lojas de peças automotivas confiáveis e com experiência no mercado é fundamental para garantir a efetividade das funções.

4. Verifique a lubrificação do motor

Tal qual um motor a combustão, o motor elétrico também necessita estar lubrificado para que funcione de modo correto. A relubrificação deverá ocorrer quando a vida útil da graxa for inferior à vida útil das engrenagens que compõem a peça.

O mais correto é que o profissional da oficina mecânica verifique no selo de identificação do motor o prazo em que esse tipo de ação deverá ocorrer e alerte o proprietário do veículo. Agindo assim, o equipamento funciona de modo correto, tem menos chances de ocorrência de problemas e preserva todos os seus rolamentos e sensores internos.

5. Cheque as correias

O funcionamento das correias no motor elétrico é bem semelhante ao das correias do motor a combustão. Então, devido ao funcionamento constante desses tensores e sua sujeição a um grande esforço durante a maior parte de sua vida útil, a troca deve ser sempre considerada.

O mecânico deve observar a integridade da correia dentada e dos outros tensores que fazem parte do motor elétrico do carro. Caso estejam gastas é a hora de realizar a troca e advertir o motorista dos riscos de dirigir assim.

Uma troca de correias do motor elétrico no momento certo garante que prejuízos maiores ao motor sejam evitados, e certamente o proprietário do veículo será muito grato a você, mecânico, por observar esse ponto. Isso fideliza um cliente e traz credibilidade no mercado.

Devemos salientar ainda que, apesar de apresentarmos os principais reparos de um motor elétrico de carro, a alternativa mais importante e eficaz para o funcionamento correto desse equipamento é a manutenção preventiva. É essencial que todos os componentes estejam alinhados e, a qualquer sinal de desgaste, sejam reparados ou substituídos. Agindo assim, o motor elétrico atua de modo correto e problemas e prejuízos são evitados.

Outra dica importante é sempre adquirir peças e equipamentos em lojas automotivas com experiência no mercado e que utilizem a tecnologia na diferenciação dos seus produtos. Desse modo, você coloca o seu nome em evidência no mercado de oficinas mecânicas e se torna referência no reparo de motor elétrico de carro.

Fonte: chiptronic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *