Maxtroc

Coronavírus: como cuidar do seu carro durante a quarentena

Confira algumas dicas para cuidar do seu automóvel neste período de isolamento social

Neste momento de quarentena devido ao novo coronavírus, não é somente nós que sofremos com o isolamento social. Os automóveis também sentem os efeitos da falta de uso durante este período.

Para não ter surpresas desagradáveis, é importante ter alguns cuidados extras com o carro. Dessa forma, quando a quarentena passar, ele vai continuar em pleno funcionamento.

O Jornal do Commercio conversou com os especialistas em automóveis: Aletéia Abreu, da oficina MaxTroc Bosch Service, e o jornalista Silvio Menezes, apresentador do programa Carro Arretado na TV Jornal.

Veja dicas de manutenção

O primeiro passo para não ter problemas com o seu carro durante a fase de isolamento é não deixá-lo parado por muito tempo.

A recomendação técnica, segundo Aletéia, é que se ligue o carro a cada dois dias. Engate a primeira marcha, engate a ré. Bote o carro para frente e para trás para que se lubrifique a parte do combustível e do motor.

O ideal é ligar o carro por 15 minutos e dar uma volta, nem que seja apenas pelo quarteirão. Ativar o ar-concionado, o sistema de ventilação, setas e farol.

Silvio alerta sobre o tipo de ambiente que esses testes devem ser feitos. “O carro ligado em ambiente fechado emite gases poluentes. É importante que o ambiente seja aberto”.

Precisa desligar a bateria?

Muitas pessoas quando vão passar um tempo sem usar o carro, costumam desligar o plug da bateria. Segundo Silvio Menezes, isso não é muito recomendado se for passar pouco tempo sem utilizar o automóvel. Além de poder causar um curto-circuito no carro, muitos componentes eletrônicos podem perder a configuração com este desligamento.

Como cuidar dos pneus?

É importante calibrar uma vez por semana e andar um pouco para mudar de posição na garagem. Se o pneu estiver baixo, o peso do carro pode deformá-lo.

É necessário mantê-lo limpo durante esse tempo?

Limpeza nunca é demais. Aletéia recomenda a limpeza dos carros para evitar o surgimento de roedores que podem danificar a parte elétrica do veiculo, bem como a quantidade de ácaros e bactérias. Neste momento, é recomendado fazer a higienização do sistema de ar-condicionado e ventilação interna do veiculo.

O óleo do motor precisa ser trocado?

O óleo do motor precisa ser trocado a cada 6 meses, principalmente agora que a lubrificação está sendo bem menor por conta da falta de funcionamento.

fonte: jc.ne10.uol

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *