Falta de água no radiador

A falta de água no radiador pode causar sérios danos ao motor do veículo. O radiador é responsável por manter a temperatura do motor em um nível adequado, e a falta de água pode fazer com que o motor superaqueça, causando danos permanentes.

Se você notar que o nível de água no radiador está baixo, é importante adicionar água o mais rápido possível. Certifique-se de adicionar água limpa e fresca para evitar contaminar o sistema de arrefecimento com sujeira ou detritos.

Se o nível de água no radiador está constantemente baixo, isso pode indicar um vazamento no sistema de arrefecimento. Nesse caso, é importante levar o veículo a um mecânico para identificar e corrigir o problema antes que danos maiores ocorram ao motor.

Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é um conjunto de peças e dispositivos que têm como objetivo manter a temperatura do motor dentro de uma faixa segura de funcionamento. O motor gera uma grande quantidade de calor durante o seu funcionamento e se essa temperatura não for controlada, pode ocorrer danos permanentes no motor.

O sistema de arrefecimento é composto por diversas peças, como o radiador, bomba d’água, mangueiras, termostato, ventilador, entre outros. Basicamente, a água é responsável por retirar o calor do motor e esse calor é dissipado pelo radiador. A bomba d’água, por sua vez, é responsável por circular a água pelo sistema, enquanto o termostato controla a temperatura e o ventilador ajuda a dissipar o calor em situações de baixa velocidade.

É fundamental que todo o sistema de arrefecimento esteja em bom estado de funcionamento, as peças precisam estar bem ajustadas e não podem apresentar vazamentos. Caso contrário, a temperatura do motor pode subir mais do que o necessário, causando danos irreparáveis e diminuindo a vida útil do motor.

 

Como ocar a água e aditivos no radiador

 

1. Certifique-se de que o motor esteja frio antes de abrir o radiador.

2. Localize o radiador, geralmente localizado na parte frontal do motor.

3. Encontre a tampa do radiador. Ela normalmente é de metal ou plástico e tem um símbolo de pressão.

4. Abra a tampa do radiador girando-a no sentido anti-horário.

5. Verifique o nível de líquido do radiador. Se o nível estiver baixo, adicione a mistura de água e aditivo recomendada pelo fabricante do veículo.

6. Adicione lentamente a mistura de água e aditivo até que o nível do líquido fique próximo à boca de enchimento do radiador.

7. Depois de adicionar líquido suficiente, feche a tampa do radiador girando-a no sentido horário.

8. Verifique se não há vazamentos e verifique o nível do líquido do radiador novamente após algumas semanas de uso.

Observação: Certifique-se de usar a mistura correta de água e aditivo recomendada pelo fabricante do veículo. Nunca adicione água ao radiador enquanto o motor estiver quente, pois isso pode causar graves queimaduras.

 

 

Gostou das dicas e quer conhecer nossos serviços? Entre em contato conosco!