As palhetas do limpador de para-brisa são indispensáveis e consideradas itens de segurança do veículo pelo Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, é fundamental saber quando trocá-las.
Todos sabemos que a atenção na direção deve ser redobrada em dias chuvosos, por isso o desgaste deste acessório deve ser acompanhado para que o seu bom funcionamento seja preservado.
Um vidro limpo é essencial para a boa visibilidade do motorista, e as palhetas do limpador influenciam diretamente neste quesito.
A palheta do limpador é composta por uma lâmina e por uma borracha. A peça tem a função de remover o excesso de água e limpar o vidro, o que proporciona mais segurança para a sua direção.
Como saber a hora de trocar as palhetas do limpador de para-brisa?
Os indicadores principais de palhetas desgastadas são as rachaduras e o empenamento da lâmina. Também é comum perceber a lâmina rasgando-se do conjunto. Estes sintomas são resultado do mau funcionamento do sistema.
Quando as palhetas chegaram a este estado, você provavelmente perceberá que a limpeza do vidro não ficará completa. Mas o motorista não deve deixar a palheta chegar a esse estado para trocar. O recomendado é fazer a substituição uma vez por ano, especialmente para veículos que passam muitas horas sob o sol.
Os desgastes das borrachas do limpador de para-brisa podem ser facilmente detectados. Quando as borrachas estão ressecadas e com rachaduras, é o momento de trocar o limpador.
O desgaste nas lâminas pode ser avaliado pelo empenamento e rasgos no acessório.
Quando o limpador de para-brisa atinge esse nível de desgaste, a limpeza do vidro fica ineficiente e a sua visão prejudicada.
Siga o manual do fabricante do seu carro: faça as revisões regularmente.
Qualquer dúvida ou problema com seu automóvel, venha conhecer a MaxTroc! Você terá a garantia da qualidade de nossos serviços.