Uma das principais dúvidas que os motoristas têm é “quando devo trocar o óleo do meu carro?”. Essa é uma preocupação importante, uma vez que as propriedades do lubrificante se alteram com o passar do tempo, deixando de garantir a proteção adequada para as peças do motor e o desempenho ideal do carro.
É essencial, portanto, ficar atento e observar os prazos por quilometragem ou tempo de uso para fazer a troca do óleo no momento certo.
Recomenda-se verificar, sempre que possível, o nível do óleo quando for abastecer o carro. Para isso, é preciso aguardar alguns minutos com o motor desligado em terreno plano. A maioria das pessoas, no entanto, faz a troca apenas de acordo com a quilometragem, o que, algumas vezes, pode não funcionar.
Alguns outros fatores também influenciam o momento da troca. Fique atento!
Carros que rodam com pouca frequência
Para os carros que não estão sempre em trânsito, ou não estão expostos às altas variações de temperatura, uma boa prática é fazer a troca de óleo com lubrificante sintético após 10 mil a 15 mil quilômetros rodados, ou anualmente. Nesse caso, se você seguir as datas de revisão veicular corretamente, já fará, nestas, a troca de óleo.
Carros usados frequentemente
Se você utiliza seu carro diariamente, como, por exemplo, para trabalhar, aí já é outra história. Você com certeza enfrenta mudanças de temperatura mais bruscas e passa mais horas em trânsito, o que exige mais do motor. Nesse caso, o recomendado é fazer a troca a cada 5 mil ou 7 mil quilômetros!
Bom, agora que você já sabe, não dá para ficar de bobeira! Caso seu carro já possua a luz indicativa de óleo no painel, fique sempre de olho.
Fonte: blog.oficinaszfprotech.com.br