No post anterior, falamos sobre coisas que irritam os apaixonados por carros.
No segundo post da série, separamos algumas dicas que ajudarão a economizar combustível. Se você valoriza seu carro, vai amar estas dicas.
Muitas pessoas não sabem que não é necessário fazer grandes adaptações no carro ou no modo de dirigir para reduzir o gasto de combustível. Basta seguir algumas práticas simples, assim como alguns cuidados com a manutenção.
- Cuidado com o “pé pesado”!
Acelerar e frear de forma brusca são uns dos piores inimigos da economia de combustível, além de ser perigoso tanto para condutores quanto para pedestres. O certo é conduzir com suavidade. Acelerar de forma gradativa fará com que o motor responda com eficiência sem consumir exageradamente. Ao frear com calma, o condutor pode aproveitar a inércia do veículo (em alguns casos) para retomar a velocidade, outro ponto a favor da economia.
- Atenção ao trocar a marcha
Tente trocar as marchas sempre na rotação correta, mantendo compatíveis o giro do motor e a marcha escolhida. Manter uma marcha baixa enquanto o motor está em regime de altas rotações é tão inadequado quanto escolher uma marcha alta para rodar em giros tímidos demais. O certo é trocar as marchas quando perceber que o motor “ganhou força”.
- Observe os pneus
Um pneu pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível devido à resistência ao rolamento. Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível. Pneus “murchos” influenciam diretamente no rendimento do veículo, pois geram mais atrito com a via.
- Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia
O alinhamento correto garante menos desgastes dos pneus e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previnem o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário, não deixando o veículo perder desempenho.
- Temperatura do motor
O motor consome menos quando está aquecido na medida certa (verifique sempre o indicador no painel). Quanto mais tempo for possível trabalhar dentro desta faixa, melhor. Evite saídas rápidas ao longo do dia, trace uma rota e programe ir em vários lugares de uma vez.
- Uso do ar-condicionado
O uso do ar condicionado está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Por isso, use o ar apenas quando realmente for necessário.
Gostou das dicas? Acompanhe a série em nosso blog!
Fontes consultadas:
*https://revistaautoesporte.globo.com
*https://www.azulseguros.com.br