Maxtroc

Série Apaixonados por Carros: mulheres apaixonadas por carro que fizeram história

No post anterior, revelamos várias curiosidades sobre carros que todo apaixonado deve saber.

Último post da série, mas não podemos deixar de fora as mulheres! Sim, há mulheres também apaixonadas por carros e muitas fizeram história. Vamos conhecer um pouco sobre elas!

Assuntos envolvendo mulheres e carros sempre foram polêmicos na mídia: por brincadeira, piada ou mesmo machismo. Há quem acredite que as mulheres dirijam pior do que os homens, como se os homens tivessem exclusividade no gene da direção. Mas o que muitos não sabem é que desde o primeiro carro movido a motor as mulheres sempre foram figuras muito importantes no mundo automotivo. Pode-se até afirmar que se não fosse a mulher, as fabricantes de automóveis como conhecemos hoje não existiriam.

Conheçam algumas mulheres que mudaram a história, alterando paradigmas no mundo da indústria automotiva.

Mary Anderson – A inventora do para-brisas

O primeiro limpador de para-brisa foi inventado em 1903 pela norte-americana Mary Anderson, que durante uma viagem à Nova Iorque percebeu que, sempre que chovia, os condutores dos bondes precisavam abrir as janelas para poderem enxergar o caminho e quem ou o que estava à sua frente. Foi então que ela teve a ideia de criar um braço com ponta de borracha que poderia ser manuseado pelos condutores por meio de uma alavanca. O invento se mostrou tão eficiente que tornou-se obrigatório em todos dos veículos nos EUA a partir de 1916.

Florence Lawrence- A inventora dos piscas

A atriz canadense Florence Lawrence, figura do cinema mudo apaixonada pelos automóveis, é reverenciada como a criadora dos piscas (ou luzes indicadoras de direção). Casada com um vendedor de automóveis, a atriz inventou um sistema, localizado no paralamas traseiro, que levantava ou baixava um bracinho, sempre que o motorista apertava um botão.

Apesar de não ter patenteado este sistema, atribui-se a Florence Lawrence a origem dos primeiros sistemas indicadores de direção, os pisca-piscas ou setas.

Helene Rother – Primeira Designer de Automóveis

Helene Rother foi a primeira mulher a se tornar designer de automóveis em uma grande montadora, a General Motors, em 1943. O seu pioneirismo foi responsável por abrir as portas das montadoras para outras mulheres, já que, na época, era raridade que elas ocupassem cargos importantes em empresas do ramo.

Danica Patrick – Primeira mulher a vencer as 500 milhas de Indianápolis

Dando um salto no tempo para os dias atuais, temos a norte-americana Danica Patrick, piloto da Nascar, considerada a mulher mais bem sucedida do mundo automotivo. Danica carrega consigo o feito de ser a primeira mulher a conquistar uma pole position – primeira posição no grid de largada – na Nascar. Em 2008 tornou-se a primeira mulher a vencer uma corrida na Fórmula Indy. No ano seguinte, entrou para a história novamente ao subir no pódio das 500 Milhas de Indianápolis, por completar a corrida em terceiro lugar. 

 

Heidi Hetzer-  A primeira mulher a dar a volta ao mundo em um clássico

A alemã Heidi Hetzer, que chegou a ser piloto de rali, foi a primeira mulher a conduzir um carro clássico por estradas de todo o mundo: um Hudson Great Eight de 1930.

Em 2014 saiu de Berlim para atravessar os cinco continentes, num plano que traçava a passagem por 56 países diferentes. O feito histórico ainda se torna mais interessante quando descobrimos que Heidi Hetzer foi diagnosticada e operada de um câncer no Peru. Nem mesmo a condição da sua saúde impediu que a motorista concluísse o percurso.

 

Essas e muitas outras mulheres que fizeram história carregam consigo a paixão pelo mundo automotivo e a vontade de desbravá-lo. Todas elas comprovam que, sim, o universo dos carros também pertence às mulheres!

Gostou do conteúdo da nossa série Apaixonados por Carros? Acompanhe nosso blog e fique atualizado sobre o que anda acontecendo no mundo dos automóveis!

 

Fontes consultadas: 

*http://agoraecomelas.com.br/pilkington-para-elas/curiosidades-sobre-mulheres-apaixonadas-por-carro

*https://revistacarro.com.br/as-mulheres-que-marcaram-o-mundo-automobilistico/

*http://autoetecnica.band.uol.com.br/quatro-mulheres-que-mudaram-a-historia-do-automovel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *